LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







sábado, 18 de maio de 2013

Os Lusíadas




Em Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões aclama os feitos grandiosos dos portugueses assim como mostra o grande heroísmo e coragem dos marinheiros portugueses.
            Ao longo desta epopeia, Luís de Camões apela a figuras de estilo,  como: hipérboles, personificações, metáforas, etc… para caracterizar os grandes perigos, monstros, obstáculos que os marinheiros portugueses tiveram que atravessar até chegarem ao seu destino, a Índia.
            Ao longo da viagem, vão aparecendo criaturas monstruosas, como o Gigante Adamastor e Baco.
            Baco dificultou a viagem dos portugueses, pedindo a Neptuno que soltasse os seus fortíssimos ventos, o que, mais tarde, iria originar uma tempestade da qual Baco pensava que os portugueses não conseguiriam escapar. 
Entretanto, os portugueses eram admirados por Vénus ,que  manda as suas ninfas acalmarem os ventos de Neptuno para que os marinheiros prosseguissem  a sua viagem.
            O Gigante Adamastor era o contrário do que aparentava ser, porque, por detrás daquela figura enorme assustadora, estava um coração bondoso e apaixonado.
            A armada de Vasco da Gama conseguiu convencer, com as suas histórias, o gigante e conseguiram ultrapassar mais um perigo.
            Por fim, passado muito tempo, a armada portuguesa, conduzida por Vasco da Gama, chega à Índia, o que faz com que o povo português seja admirado!  

Fábio Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário