LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







sábado, 18 de maio de 2013

A viagem dos portugueses até à Índia



Os portugueses enfrentaram muitos perigos   e sacrificaram muito ,ao longo da sua viagem até à Índia , desde deixarem famílias para trás , enfrentarem tempestades , o sol abrasador  que lhes queimava a pele e as doenças próprias de vida de marinheiro , que os levava à morte ...
     Mas os perigos não ficavam por aí! Enfrentaram muitos mais  e serão esses de que eu agora irei falar , dos grandes perigos...
 O primeiro perigo de que irei falar é do Adamastor ( canto V ) , que faz parte do plano da viagem  . 
O Adamastor foi um dos maiores perigos que os portugueses enfrentaram ,pois era o monstro que habitava o Cabo Bojador , por onde ninguém passou .O  gigante ficou revoltado com a ousadia dos portugueses e surgiu das águas, aterrorizando os marinheiros ;  começou a proferir profecias ( plano mitológico) sobre Portugal, mas ,mais tarde, na conversa , mostra o seu lado mais humano, ao contar a sua história de amor e a traição que lhe fizeram, transformando-o no que ele era naquele momento .
        Eu acho que o facto de os  portugueses passarem o Cabo Bojador deve-se ao Adamastor mostrar o seu lado mais sensível ,o que o debilitou.
O próximo perigo de que irei falar é “A tempestade” , durante a qual  os portugueses observam a sua aproximação e  ela é descrita por dentro e por fora .
      Foi, sem dúvida, um dos maiores perigos que podia ter destroçado os portugueses , mas  Vasco da Gama fez uma súplica à divina guarda e Vénus envia as ninfas ao encontro dos ventos que ,ao avistarem-nas ,acalmam logo.
       E foram estes os perigos que eu achei que foram os maiores para os portugueses, mas, no fim , eles acabaram por triunfar.

Duarte Bentes

Sem comentários:

Enviar um comentário