LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os grandes e gravíssimos perigos enfrentados pelos Portugueses



Durante a época do Renascimento, os portugueses foram à descoberta de novas terras, fazendo grandes feitos, ao descobrirem terras para além do horizonte. Eles foram grandes heróis pois tiveram a coragem de sair da sua terra à procura de outras. Embora  tenham realizado estes feitos, eles enfrentaram muitos perigos.
Um desses perigos foi quando o Adamastor, um gigante de terrível aspeto, se atravessou no caminho deles e lhes lançou ameaças e profecias. Mas, ao fim de algum tempo ,mostrou que tinha coração e que este fora partido, desaparecendo dali.
Comparando o episódio do “Gigante” de “Os Lusíadas” com o “Mostrengo” da “Mensagem”, em ambos os textos, o gigante atravessa-se diante dos portugueses, impedindo que estes continuem, o que não serviu de nada pois eles passaram na mesma.
Outro dos perigos foi o da maior tempestade da sua vida, pois quebrou os barcos e assustou os animais. Como eles não a conseguiram ultrapassar, pediram ajuda a Deus, referindo-se aos milagres que fez com Israel. Entretanto, Vénus apercebeu-se de que era Baco quem tinha mandado a tempestade.Então, mandou as ninfas para acalmar os ventos. E ,assim, os portugueses chegaram a terra, agradecendo a Deus.
Se compararmos o episódio da tempestade de “Os Lusíadas” com o “Horizonte” da “Mensagem”, vemos que falam sobre a chegada deles a terra e que o sonho de chegar à India foi concretizado.
Mesmo com problemas, eles conseguiram cumprir o seu objetivo.

Raquel Dias