LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pirataria Informática

Eu acho que a pirataria informática é um assunto atual e complexo que envolve os utilizadores dos produtos, os autores e os comercializadores dos mesmos.
Na minha opinião, a pirataria pode ser vantajosa para os utilizadores porque permite terem acesso a ficheiros e a programas comerciais de uma forma gratuita. Por outro lado, há cada vez mais investimentos por parte dos criadores e das empresas para evitar a pirataria, limitando os utilizadores e obrigando-os assim a comprar os produtos se quiserem usufruir deles.
Apesar destes perigos, os autores continuam a utilizar a internet para comercializar os seus produtos. Efetivamente, todos os produtos que são colocados na internet têm mais probabilidade de ficarem conhecidos pois é uma rede a que biliões de pessoas têm acesso.
Contudo, os polícias de crimes informáticos têm vindo a melhorar os seus sistemas de deteção deste tipo de atividade. As leis e as penas de prisão são cada vez mais severas para desencorajar as pessoas a praticar este tipo de crime.
Penso que o conceito de pirataria ,“ato de produzir cópias de matéria protegido por copyright ou utilizá-lo sem a devida autorização” ,será cada vez mais entendido pelos cidadãos como um crime e que levará a uma mudança de atitude dos utilizadores.


Tiago Cardoso

A decadência (da Sociedade)


   Mas será que não notam ? Será que apenas eu e os meus olhos é que vemos o estado da Sociedade em pleno ano 2012 ? Será que são apenas imaginações na minha cabeça ? Será que não tenho razão no que digo e no que penso ?
   Cada vez que abro a minha página do famoso Facebook, vejo bastantes publicações de pessoas que falam mal  da vida que têm , encontro fotografias muito 'mostrativas', se é que me entendem, a predominar nos perfis de raparigas que nem à idade adolescente chegaram ! Mas não é só...
   Metendo a escola ao barulho, posso falar também da visão há nove  anos atrás, quando eu entrei na minha singular escola, comparando com a visão de hoje em dia quando já estou a terminar o ensino básico: eu e as minhas amigas, pequeninas e sem noção da vida propriamente dita, idolatravamos as alunas mais velhas.
   Lembro-me perfeitamente de as ver a passar pelo corredor principal, sempre bem vestidas e arranjadas, de sorrirem para nós e nos chamarem de 'queridas'. Tinham um ar tão doce e crescido!Na nossa cabeça, eram verdadeiras mulheres, que agora já devem estar a terminar a faculdade e a dar início à vida por qual lutaram.
   Comparando... e agora ? Agora concentra-se tudo e todos num molho de antipatia, são capazes de ver dois pequenos aprendizes a discutir e puxarem para a luta, a aplaudir e, principalmente, a não fazer nada ! Esquecem-se que nós, finalistas, somos os pontos de referência dos mais pequenos.
   A arrogância com que os mais velhos falam e respondem aos mais novos é impressionantemente de meter nojo!
   Lembro-me também de dizer àquelas meninas de que vos falei acima que queria ser como elas, de lhes dar abraços e elas responderem sempre da mesma maneira, com um beijinho carinhoso e um fantástico sorriso encantador!
   O meu texto já está  exuberantemente grande e não vos quero aborrecer.Esta é a minha opinião e pronto.

Joana Oliveira

O novo Acordo Ortográfico

Na minha opinião,o novo acordo ortográfico não vem trazer melhorias nenhumas ao nosso vocabulário .
As pessoas mais antigas , como as nossas avós e mães  ou até como os professores, vão ter que se “ desabituar “ de escrever como foram ensinados , para escrever de forma “ estrangeira “ por assim dizer .
O objetivo deste acordo é ir buscar uma unificação na grafia de todos os países que falam português.
Mas, na minha opinião ,se fomos nós que inventámos o português , se fomos nós que o levámos para o Brasil, por que razão teremos que mudar e não eles ? 
 Eu ,pessoalmente, acho que este acordo não vem trazer nada de positivo  nem de negativo porquê cerca de 99.4% do que escrevemos ficará igual .
Por isso, não percebo o termos de mudar a forma de escrever .
Palavras como : acto ou facto vão ficar : ato e fato(dupla grafia) .. e  irão confundir-se com outras ,se não forem consideradas em contexto : “ Vou vestir o fato. “  e ,quando queremos falar de um fato atual, ficará : “Vamos falar do fato ?”
Acho que algumas pessoas não vão mesmo conseguir adaptar-se a este acordo porque é muito rígido em algumas palavras !Até nós ,jovens, teremos dificuldade em nos adaptarmos.
Para as  pessoas apologistas deste acordo , acho que será bom .Eu não me incluo nesse grupo.

Francisco Rossa