LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







terça-feira, 23 de abril de 2013

Os perigos da viagem dos marinheiros portugueses




Os Portugueses, na epopeia de Camões, passam maioritariamente o tempo a navegar.
 Durante esse período, enfrentam inúmeros perigos, tendo alguns marinheiros ficado gravemente feridos ou chegado mesmo a morrer.
Os navegadores passaram por marés muito agitadas que quase viraram os navios ao contrário;  por temperaturas altíssimas que fizeram com que ficassem desidratados e queimados;  por temperaturas baixíssimas que fizeram com que alguns ficassem em hipotermia e  gelados até aos ossos; ficaram dias e dias sem terem nada para comer; passaram por enormes tempestades que quase destruíram os navios todos e contrairam doenças bastante graves como a peste negra, mas nem assim desistiram do seu objetivo. Tudo isto só para fazerem com que o povo de Portugal ficasse com o título de “invencíveis”,  “corajosos” e  “superiores aos deuses”.
A maior parte desses navegadores Portugueses morreram pela pátria; morreram com o objetivo de quererem descobrir aquilo que nos rodeia e dar às gerações futuras um motivo para os relembrarmos. É por isso que ficaram com o título de “Heróis” e todos sabem que, se não fossem eles, neste momento,não conhecíamos nem metade daquilo que conhecemos  hoje em dia.

Catarina Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário