LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM

LETRAS,PALAVRAS,IDEIAS.BLOGSPOT.COM







terça-feira, 23 de abril de 2013

Dificuldades dos heróis



   Os marinheiros portugueses, em Os Lusíadas, mostraram-se muito corajosos, nunca desistindo e enfrentando todos os problemas que surgiram, sempre lutando pela sua nação, acreditando no seu Deus e no seu objetivo.
    Desde o início da sua viagem, na despedida dos seus entes queridos, mostram, apesar da tristeza de os deixar, uma grande ambição e vontade de descobrir os mares, pela sua Nação.
    De seguida, mesmo não sabendo realmente, o seu destino esteve em risco, pois, enquanto navegavam, os deuses do Olimpo  decidiam o seu futuro e se iriam ou não ter sucesso e alcançar os seus objetivos.
    Mesmo com a decisão dos deuses, que pretendiam apoiá-los, os portugueses continuaram a encontrar problemas e obstáculos durante a viagem. 
Um exemplo dessas dificuldades é o "Gigante Adamastor", metáfora utilizada para o Cabo das Tormentas. Este gigante, inicialmente, mostrou-se rude, horrendo, forte, medonho e assustador. Além disso,rogou pragas aos marinheiros portugueses pois considerava a coragem dos mesmos  uma ousadia, por terem invadido os seus mares. Apesar de o  gigante ser muito assustador, Vasco da Gama, comandante do navio, não fica intimidado, mostrando, novamente, a bravura portuguesa. Com isto, o Gigante acaba por se humanizar, mostrando sentimentos, ao contar a sua história e deixando os marinheiros prosseguirem viagem..
    Finalmente, quando se pensava estar tudo bem e que iriam chegar à Índia sem mais nenhum problema, um último obstáculo surge: uma tempestade repentina, com ventos muito fortes e devastadores. Ao ver isto e ao já ter reconhecido a coragem portuguesa e os problemas que enfrentaram, Vénus decide apoiá-los, mandando as suas ninfas ajudar os lusitanos nesta última "batalha".

Luiz Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário